Autoeficácia estatística de estudantes de graduação: comparação entre áreas do conhecimento, relação com desempenho e fatores de atribuição

SOUZA, MARCIA SENNA DE
Autoeficácia estatística de estudantes de graduação: comparação entre áreas do conhecimento, relação com desempenho e fatores de atribuição
Rio Grande/RS, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 2017. 19p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: MAUREN PORCIUNCULA MOREIRA DA SILVA).

Resumo A Estatística é uma ciência que possibilita a análise de dados oriundos de diferentes áreas do conhecimento. Estudos mostram que, apesar desta ser uma relevante competência para o desenvolvimento científico, e por tal motivo estar presente em diferentes cursos de graduação, os alunos ainda apresentam resistências em relação a ela. Dessas constatações emergiu a necessidade de investigar a autoeficácia em relação à Estatística dos alunos de graduação, de cursos de diferentes áreas, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A autoeficácia versa sobre o quanto um sujeito acredita ser capaz de executar ações necessárias a fim de atingir determinado desempenho, sendo a autoeficácia estatística a confiança na habilidade para resolver tarefas relacionadas à Estatística. Vale ressaltar, que pessoas com autoeficácia elevada costumam dedicar-se mais à tarefas relacionadas a crença. Desta forma, as baixas crenças de autoeficácia em relação à Estatística podem interferir de maneira negativa no desempenho do aluno.Assim, esta pesquisa também se propôs a averiguar a existência de correlação entre a autoeficácia estatística e o desempenho do aluno; e ainda identificar a que os alunos atribuem essa crença. Para o desenvolvimento desta pesquisa, como embasamento teórico, está a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, a quem se atribui o desenvolvimento do constructo autoeficácia. Os sujeitos da pesquisa são 94 graduandos matriculados em disciplinas que contemplam a Estatística Descritiva, no primeiro semestre de 2016, selecionados por meio de uma amostra probabilística estratificada, a partir de uma população de 852 estudantes. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de uma Escala de Autoeficácia Estatística, além de um questionário informativo e da realização de entrevistas, para identificar a que fatores os alunos atribuem suas crenças de autoeficácia estatística. Os resultados da escala foram submetidos à Análise de Componentes Principais e o questionário informativo à análise de Estatística Descritiva. Já as respostas das entrevistas foram analisadas por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam que não há diferenças significativas entre as médias de escore de autoeficácia estatística das diferentes áreas, no entanto, foi identificada uma correlação positiva entre autoeficácia estatística e desempenho. Por fim, nas entrevistas,foram identificados os seguintes fatores que, segundo os sujeitos, influenciaram na autoeficácia estatística: professor e/ou metodologia da disciplina de Estatística, experiência anterior com Matemática e/ou Estatística, utilidade/inutilidade da Estatística e fatores pessoais.
Nível ES
URL https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31490/21949