MACHADO, Andréa Horta
Aula de Química - discurso e conhecimento
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Faculdade de Educação, 1999. 143p. Tese de Doutorado. (Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka).
|
Resumo |
O objetivo deste trabalho é buscar compreender e dar visibilidade às relações entre a construção do conhecimento químico e o discurso. Assim, analisa-se, a partir das contribuições da perspectiva histórico-cultural, cinco momentos dos discursos de aulas da disciplina de Química Geral, oferecida no primeiro ano do Colégio Técnico da UFMG. A principal questão investigada relaciona-se às condições concretas de elaboração do conhecimento na sala de aula de química. Como estas condições interferem, marcam, diversificam ou constituem o processo de construção do conhecimento químico? Como os alunos e a professora participam do processo de elaboração coletiva do conhecimento? Que objetos de conhecimento estão sendo elaborados e como? Assumindo que é na dinâmica das interações que a significaçõ se produz, enfocamos os processos de enunciação na aula química, procurando relacionar construção de conhecimento e produção de sentido. As análises dos momentos discursivos tornaram visíveis: 1. modos de apropriação das palavras e do conhecimento historicamente construído; 2. modos de elaboração conceitual relacionados a restrições de sentido nas relações de ensino, e 3. modos de participação dos sujeitos na elaboração de formas de pensamento químico. Com base nessas análises, discutimos a relação constitutiva pensamento/linguagem, bem como as implicações desse modo de compreender conhecimento e discurso para as relações de ensino.
|