ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA CINÉTICA QUÍMICA

ARAUJO, ALEXANDRE FABIO E SILVA DE
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA CINÉTICA QUÍMICA
Fortaleza/CE, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE, 2017. 0p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: PEDRO HERMANO MENEZES DE VASCONCELOS).

Resumo As práticas docentes no ensino de Química devem considerar que o estudante precisa compreender conceitos e desenvolver a capacidade de tomar decisões. Mais do que memorizar informações, ele precisa saber buscá-las, relacioná-las e ser capaz de responder às questões que se apresentam em seu cotidiano, num processo de aprendizagem significativa. Tomando como exemplo a Cinética Química, foco desse estudo, é necessário que haja uma contextualização e experimentação dos conteúdos dessa área, como um recurso para que o aluno possa sair da condição de mero espectador e chegar a entender as inter-relações entre a Ciência e o cotidiano. Dessa maneira, este trabalho consiste no desenvolvimento de uma proposta de ensino de Química pautada na contextualização e na experimentação a fim de facilitar o processo de ensino desse tópico em sala de aula. Trabalhou-se com um estudo exploratório com abordagem qualitativa, baseado na Investigação Ação. Esta investigação envolveu a intervenção do autor deste trabalho como professor e investigador na turma de Físico-Química I do 4º Semestre do Curso Técnico Integrado em Química do IFCE/Fortaleza. Realizaram-se experimentos demonstrativos para o ensino da cinética química, produzidos com materiais de fácil acesso e baixo custo. No tocante a contextualização, foram selecionados textos que reportam fatos relacionados aos temas abordados e que se relacionam com os fatores que influenciam a velocidade das reações. A coleta de dados foi realizada através de avaliações com questões específicas relacionadas a cinética química e analisadas considerando-se os indícios de aprendizagem. Em relação à metodologia aplicada para a abordagem do conteúdo, os discentes responderam uma questão prévia e um questionário avaliativo após a aplicação da metodologia. O desenvolvimento do processo de ensino foi analisado, periodicamente, por meio de avaliações e questionários. Foram aplicadas duas avaliações, a primeira logo após o desenvolvimento da metodologia de ensino e a segunda avaliação 4 meses depois. Os resultados obtidos evidenciaram que a metodologia aplicada envolvendo a contextualização dos conteúdos em conjunto com as atividades experimentais possibilitou que os estudantes percebessem a relevância do conteúdo em seu cotidiano e atribuíssem sentido a ele, promovendo assim, uma aprendizagem significativa.
Nível EM