BARBIERI, Carla Vescovi
Atividades experimentais de química: reconstruindo a argumentação na educação pela pesquisa
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Educação em Ciências e Matemática, 2004. 150p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maurivan Güntzel Ramos).
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Resumo |
Compreender a experimentação como ferramenta dialógica de investigação, constituição e comunicação do discurso que possibilita encaminhar o processo educativo no sentido de aprendizagens centradas na reconstrução da argumentação. Este é o principal objetivo da presente dissertação de Mestrado, a qual pretende contribuir para a compreensão do papel da experimentação na reconstrução da argumentação, em aulas de Química que têm a pesquisa como seu princípio educativo. Os dados discutidos neste trabalho foram obtidos em uma turma de Química com quarenta e oito alunos de uma Escola de Ensino Médio da rede particular de Porto Alegre ao longo do segundo semestre do ano de 2002 e primeiro de 2003, através do registro, em um diário, das interações de sala de aula e da gravação em áudio de duas delas. O material de análise também é composto de textos produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da pesquisa. Foram também realizadas entrevistas com seis alunos que participaram ativa e intensamente do processo. Sobre esses dados foi procedida uma análise textual qualitativa, identificando-se quatro categorias: atividades experimentais, linguagem, rupturas sócio- culturais e dimensão escrita.
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