ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA EM PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA : OPORTUNIDADE DE PROMOÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS

CASTELO, Georgia Monique Rodrigues
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA EM PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA : OPORTUNIDADE DE PROMOÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Joice de Aguiar Baptista).

Resumo Esta dissertação resulta de um trabalho que procurou investigar se, ao conduzir atividades de forma problematizadora para o 1º Ano do Ensino Médio, viabilizando o diálogo aluno-aluno e professor-aluno, oportuniza-se uma relação de curiosidade e de comprometimento dos discentes com a aprendizagem. A pesquisa foi fundamentada na Teoria Mediadora de Vigotski e foram elaboradas atividades experimentais problematizadoras como vídeos, debates, aulas expositivas e atividades demonstrativo-investigativas, desenvolvidas a partir de uma perspectiva ambiental com a temática do lixo. Essa temática possibilitou explorar vários conteúdos da Química, como a diferença entre fenômenos químicos e físicos, a exemplificação de material e substância, visualização de processos de separação de materiais, discussão de reações químicas, como a de combustão. Além disso, discutiram-se questões de interesse social, como sustentabilidade e reaproveitamento, cujo desfecho foi a produção de papel reciclado e uma campanha de sensibilização para o não desperdício. A adoção de tais atividades, nas aulas de laboratório, teve como objetivo instigar e dar suporte ao aluno para estimulá-lo a refletir e a participar das atividades e discussões em sala. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e apontam que a condução das atividades de forma problematizadora foi favorável, pois se evidenciou maior participação discente nas aulas, bem como demonstrou sua capacidade de reflexão, argumentação e ressignificação, características da relação dialógica. O material didático elaborado e utilizado nesse trabalho compõe a proposição didática e encontra-se no apêndice dessa dissertação.