SANTOS, Aline de Oliveira
Atividade Experimental de Condutividade Eletrolítica: Uma Abordagem da Química com Base em Uma Proposta Ctsa
Sergipe/SE, Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2015. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eliana Midori Sussuchi).
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Resumo |
Uma educação química à luz de CTSA vai além da importância do entendimento de ciências na fundamentação das inovações, tecnologias, descobertas, pois, possibilita um estudo da química interligado com as ações do homem na sociedade bem como as implicações dessas práticas ao meio ambiente. Nesse aspecto focalizamos a experimentação como uma ferramenta relevante para que os alunos aprendam Química relacionando teoria e prática na construção e entendimento de conceitos científicos utilizando-se para tanto materiais de baixo custo e fácil acesso além de evidenciar o descarte de resíduos. Atividade experimental investigativa caracteriza-se como um recurso didático que possibilita desvincular o tradicionalismo de uma atividade experimental que segue um roteiro estruturado, cuja meta é demonstrar uma teoria ou observação de um fenômeno. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta como objeto de discussão as ponderações científicas e atitudinais de um grupo de estudantes do Ensino Médio com vistas a analisar e entender a prática experimental de condutividade eletrolítica relacionando com a abordagem pedagógica de CTSA no que tange à contextualização do conteúdo, o experimento realizado com materiais simples, discussões e interações entre pesquisadora e alunos, e a reflexão quanto ao descarte de resíduos sólidos. Nesse sentido, verificam-se nesta pesquisa aspectos relevantes em três dimensões: científica, pedagógica e sócia ambiental. Constituída de metodologia qualitativa- quantitativa, a pesquisa enfatiza a política CTSA no sentido de que o estudo de Química não deve limitar-se a conceitos químicos, como também aos aspectos de ordem social e ambiental. A mesma ocorreu em duas escolas da rede pública de Aracaju em turmas do segundo ano do Ensino Médio, na qual a produção de dados se deu com leitura de texto, aula experimental e aplicação de avaliações diagnóstica e de aprendizado. Assim, centralizamos uma atividade experimental de Química como proposta de investigar o conteúdo cientifico a partir da observação dos alunos e participação dos mesmos no decorrer das atividades propostas, além de promover a interação e diálogo da pesquisadora com os alunos, e entre eles, visando à formação de cidadãos com ações e decisões conscientes na sociedade em que vivemos.
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