Aspectos sócio-científicos em aulas de química

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos
Aspectos sócio-científicos em aulas de química
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2002. 336p. Tese de Doutorado. (Orientador: Eduardo Fleury Mortimer).

Resumo Esta tese consiste em quatro estudos de caso em que professores de química do ensino médio abordaram questões ambientais, políticas, econômicas, éticas, sociais e culturais relativas à ciência e tecnologia, denominadas aspectos sócio-científicos, ASC, fazendo uso do livro didático Química na Sociedade. O objetivo da investigação é analisar o processo pedagógico da abordagem de ASC, visando identificar avanços, limitações e implicações para o currículo e para o processo de formação de professores em relação aos objetivos de formação para a cidadania. No capítulo um, é apresentada revisão bibliográfica sobre: o letramento científico e tecnológico; a proposta de educação humanística de Paulo Freire; a abordagem de ASC em currículos de ciências; e processos interativos e dialógicos em sala de aula. No capítulo dois, é analisado o livro Química na Sociedade. No capítulo três, são apresentados os procedimentos metodológicos. A coleta de dados consistiu em entrevistas com os professores e alunos, aplicação de questionário socioeconômico-cultural, gravação em vídeo de aulas e uso de diário de campo. No capítulo quatro, é apresentada a análise qualitativa do estudo de caso um, no qual os ASC foram abordados sistematicamente. No capítulo cinco, são apresentadas as principais contribuições obtidas dos três demais casos. A análise evidenciou que o uso do livro Química na Sociedade, bem como a experiência no magistério foram determinantes nas diferenças observadas entre os professores na abordagem dos ASC. Apesar de todos os professores desenvolverem um processo pedagógico aquém de uma proposta de educação científica humanística, foram identificadas várias contribuições para o letramento científico dos alunos. Em conclusão, os estudos mostraram que os ASC potencializam interações dialógicas, possibilitam a introdução de atitudes e valores e podem ser configurados como elementos constitutivos dos currículos.