LEMES, Anielli Fabíula Gavioli
ASPECTOS FILOSÓFICOS E EDUCACIONAIS DA QUÍMICA: INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE DOUTORANDOS EM QUÍMICA
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Alves Porto).
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Resumo |
Este trabalho investigou concepções de dez estudantes de doutorado em química de uma Universidade pública paulista, sobre aspectos da filosofia da química. Buscou-se compreender como a química se caracteriza para esse grupo de pesquisadores, a fim de obter subsídios a respeito de como essa ciência pode ser mais bem ensinada e aprendida. Utilizou-se, como referencial teórico, trabalhos das áreas de filosofia da química e ensino de química, abordando as peculiaridades dessa ciência, para analisar o conjunto de transcrições de dois grupos de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os doutorandos. A análise dos dados obtidos levou à classificação das concepções dos doutorandos em duas categorias e nove subcategorias. A categoria \"características da área de atuação da química\" foi subdividida em \"presença profissional no setor produtivo\", \"aplicação prática\", \"desenvolvimento de novas formas de explicação\", e \"interfaces com outras ciências\". A segunda categoria, \"características do pensamento químico\", abrangeu as subcategorias \"realismo químico com referência a imagens\", \"realismo químico sem referência a imagens\", \"valorização das evidências experimentais\", \"caráter qualitativo e relacional entre as entidades químicas\", e \"utilização de múltiplos modelos\". Os resultados revelam, entre as características marcantes da química, a valorização da experimentação e sua relação com abordagens realistas para as entidades submicroscópicas. Foi possível observar, também, indicadores de distinção entre a produção de conhecimento em química e o ensinar química, sugerindo a necessidade de explicitar questões filosóficas para promover melhor formação de professores de química.
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