Aspectos do ensino de Química: reflexões críticas

CAPELIN, Marlene
Aspectos do ensino de Química: reflexões críticas
Marília/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Educação, 2000. 149p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Viviane Galvão Villani).

Resumo Este é um estudo de caso realizado no centro federal de educação tecnológica do Paraná - unidade de pato branco, sobre o processo de ensino e de aprendizagem significativa de química, fazendo uma possível reflexão crítica sobre o ato pedagógico significativo de tal ensino. Para realizar o estudo optou-se pela metodologia do estudo de caso por se pensar que se trata de uma forma especial de tratamento de pesquisa, que pode revelar as particularidades de um caso e especialmente neste, sobre o processo de ensino e aprendizagem significativa. Os principais instrumentos de coleta de dados constituiram-se na observação, na entrevista e na análise documental. É possível entender, a partir do estudo realizado, que tanto o processo de ensino quanto o processo de aprendizagem significativa dependem de muitos fatores, entre eles, a metodologia de trabalho do professor, os conhecimentos prévios do aluno e a relação que novos conhecimentos vão estabelecer no processo de construção de conhecimentos dos alunos.