Aspectos conceituais e espistemológicos do tema eletroquímica nos livros didáticos de química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o ensino médio - PNLEM (2007)

BOCANEGRA, Carlos Henrique
Aspectos conceituais e espistemológicos do tema eletroquímica nos livros didáticos de química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o ensino médio - PNLEM (2007)
Rio Claro/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2010. 137p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márcia Reami Pechula; Luciano Fernandes Silva).

Resumo Neste trabalho, foram analisados os aspectos conceituais e epistemológicos do tema Eletroquímica contidos nos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) em 2007. Essa análise foi efetuada tendo em conta a correção das estruturas conceituais que compõem esse tópico e os obstáculos epistemológicos bachelardianos aí presentes. Foram consideradas quatro categorias de obstáculos, a saber: animistas, realistas, substancialistas e verbais. Os procedimentos de coleta e análise de dados foram baseados em abordagens de natureza qualitativa. Os principais resultados obtidos indicam a presença de algumas distorções conceituais relacionadas, principalmente, com o conceito de potencial ou diferença de potencial do eletrodo e, também, com as descrições realistas relacionadas à previsão das reações redox em processos eletrolíticos. Em particular, o conceito de potencial e seus contornos teóricos merecem maior atenção por parte dos autores dos livros didáticos. Neste caso, observamos que, em pelo menos um manual, o equívoco conceitual cometido comprometeu a compreensão dos sequenciamentos teóricos ulteriores elaborados. Quanto à previsão das reações redox, observamos que metade dos manuais didáticos analisados a abordou, considerando o desenvolvimento de regras e tabelas práticas com o propósito de mostrar ao estudante a influência de diferentes fatores sobre os processos eletrolíticos mais complexos. No entanto, este procedimento engendrou generalizações precipitadas sobre as causas que determinaram a deposição de certo metal sobre um eletrodo ou a tendência de descarga de uma espécie química sobre uma outra. O uso deste procedimento pedagógico também favoreceu interpretações equivocadas quanto à previsão de ocorrência de certos processos eletrolíticos, além de conduzir o leitor a um entendimento distorcido do processo de produção do conhecimento científico. Em suma, encontramos uma quantidade significativa de distorções conceituais nos tópicos eletroquímicos dos livros analisados que, somados aos aspectos metodológicos (procedimentos e ou critérios pouco adequados utilizados na previsão de ocorrência das reações redox, entre outros) e epistemológicos (visão de ciência fragmentada, obstáculos presentes nos conceitos expostos) comprometem a qualidade do manual didático e a correta aprendizagem dos conceitos científicos. Em particular, observamos nos tópicos eletroquímicos a ocorrência dos quatro tipos de obstáculos epistemológicos mencionados anteriormente. Destacamos o predomínio dos obstáculos realistas e verbalistas. Neste sentido, os obstáculos realistas se manifestaram, principalmente, por meio de imagens realistas para vislumbrar as estruturas conceituais que se desejavam ensinar. Essas imagens se traduziram em conhecimentos de primeira ordem, aproximados, portanto, suscetíveis a interpretações não racionalizadas, apoiadas em uma linguagem própria do senso comum, característica do último obstáculo. Cabe frisar que também identificamos na metade dos livros analisados alguns exemplos de obstáculos substancialistas relativos à descrição das propriedades dos compostos químicos, por meio das “propriedades substanciais”. Apenas ocasionalmente, encontramos obstáculos animistas.