COSTA, Carlos Helaidio Chaves da
As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
Campina Grande/PA, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, 2017. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho).
|
Resumo |
A prática do ensino de Química na Educação Básica, utilizando o modelo tradicional, torna-se tedioso e pouco atrativo para os alunos, na medida em que se distanciam do contexto e realidade, sem ligação dos conceitos ensinados no cotidiano. A inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, visa reduzir as dificuldades de aprendizagem dos conceitos científicos pertinentes a esta ciência. O presente estudo objetivou analisar de que forma os softwares de desenho de estruturas e nomenclatura de compostos químicos auxiliam na prática pedagógica e no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira através de uma oficina sobre os programas MarvinSketch e ChemSketch, composta por dezoito alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba. Na segunda, aplicou-se a proposta didática para o ensino de cadeias carbônicas e funções orgânicas, para trinta e seis alunos do Curso Técnico de nível médio integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ambas as etapas foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2016. Tratou-se de um estudo exploratório, de caráter quali-quantitativo, aplicado e pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de questionários e técnicas de avaliação. Os resultados apontam que os professores em formação inicial, escolheram o programa MarvinSketch como proposta didática, por reconhecer os benefícios de softwares no ensino de Química. O instrumento avaliativo revelou que os alunos ao utilizar o programa MarvinSketch, obtiveram êxito quanto ao número de acertos. Concluindo-se, portanto, que o uso desse programa nas aulas de Química, proporciona aos educandos um aprendizado dinâmico e significativo.
|