AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A TEORIA CRÍTICA: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DOS AMBIENTES VIRTUAIS, QUÍMICA VERDE E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SOUZA, FABIO FONTANA DE
AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A TEORIA CRÍTICA: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DOS AMBIENTES VIRTUAIS, QUÍMICA VERDE E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
São Carlos/SP, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, UFSCar, 2017. 0p. Tese de Doutorado. (Orientador: VANIA GOMES ZUIN).

Resumo A difusão e popularização das tecnologias digitais da informação e comunicação podem potencializar o exercício da cidadania por meio do amplo debate público e democrático que se opõem à lógica da tecnocracia. No entanto, para a realização dessa potencialidade, necessário se faz a formação capaz de cultivar sujeitos emancipados e críticos. No presente trabalho buscamos verificar se o debate sobre a educação na perspectiva socioambiental crítica oferece potencialidades para novas elaborações de uso das ferramentas virtuais de ensino e aprendizagem pelos licenciandos do segundo ano em Química da UFSCar, campus São Carlos - SP, nas disciplinas “Experimentação para o Ensino de Química 1 e 2” realizadas no primeiro e segundo semestre do ano de 2015. Utilizamos a abordagem qualitativa para a coleta e análise dos dados que foram angariados por intermédio da participação nas aulas presenciais da disciplina, nas intervenções realizadas e nas diversas atividades elaboradas pelos licenciandos. Concluímos que os licenciandos incorporaram gradativamente, na escolha de ferramentais virtuais, as que propiciavam maior grau de interação a exemplo do que experienciaram em sala de aula presencial
Nível ES