As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva

CARVALHO, Juliana Grosze Nipper
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
Porto Alegre/RS, Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC - Rio Grande do Sul, 2014. 84p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maurivan Güntzel Ramos).

Resumo As perguntas dos estudantes são pouco valorizadas no ensino de Química e na pesquisa nessa área. No entanto, são elementos importantes a serem considerados pelos professores pela sua possibilidade de promover a aprendizagem em Química. Por isso, o trabalho relata investigação, cuja questão norteadora é: Como as perguntas dos estudantes de ensino médio sobre reações químicas relacionam-se com a apresentação desse conteúdo conceitual nos livros didáticos (PNLD 2012) e com o que recomendam os documentos educacionais oficiais do ensino médio? Perguntas de estudantes sobre o que gostariam de aprender acerca das reações químicas, as coleções de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e os documentos educacionais oficiais (PCN, PCN+ e OCN) foram as fontes de dados, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Após, foram integradas essas análises, pela produção de textos compreensivos e interpretativos. Os principais resultados dessa investigação são os seguintes: após uma comparação e compreensão das análises, pode-se concluir que existe uma relação entre as perguntas, os livros e os documentos. Porém, além das relações existentes é importante salientar a importância do professor para realizar uma conexão entre as partes.