As interações estabelecidas no ensino da química em ambientes pedagógicos diversificados

RAMOS, Maria Rosangela Silveira
As interações estabelecidas no ensino da química em ambientes pedagógicos diversificados
/RS, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, 2005. 196p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otávio Aloísio Maldaner).

Resumo A dissertação tem como foco aulas de Química no Ensino Médio, ministradas em ambientes pedagógicos diversificados por uma professora que busca tornar-se pesquisadora de sua própria prática pedagógica. Para isso propôs que suas aulas fossem videogravadas. A própria professora fez as transcrições dessas aulas com vistas à produção de dados de pesquisa. O olhar de pesquisadora centrou-se nos processos interativos produzidos em cada ambiente. Com base em Vigotski, partiu do pressuposto de que é nas interações sociais produzidas que as pessoas produzem sentidos sobre os instrumentos culturais, como são os conceitos da Química, e se constituem singulares em determinada cultura. A escola é concebida como instituição social em que as relações sociais, os entrelaçamentos de saberes e os conhecimentos socialmente constituídos têm um significado muito especial na singularização das pessoas. Dessa forma, o foco de análise são os movimentos discursivos na (re)significação de conceitos Químicos pelas mediações e interações estabelecidas nas aulas. A análise interativa adotada na pesquisa foi proposta por Mortimer e Scott e mostrou-se instrumento adequado para compreender os contextos práticos em que se desenvolveu a ‘estória científica’ - laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de aula e de jogos químicos - nos quais foi desenvolvido o componente curricular de Química para o primeiro ano do Ensino Médio. Verificou-se que a natureza das interações varia bastante, de acordo com o ambiente em que se desenvolve a aula, tanto por iniciativa da professora, dos alunos ou da participação de outro professor. O trabalho realizado produz importantes implicações na compreensão da própria ação pedagógica da professora nesses ambientes diversificados, mostrando limites e potencialidades. O trabalho mostrou, ainda, a importância da pesquisa na formação continuada da professora que se tornou pesquisadora de sua prática.