As interações discursivas nas telesalas de química : o ensino do Telecurso 2000 no Projeto Viva Educação em uma escola estadual do Maranhão

MEDEIROS, Simone Maria de Andrade
As interações discursivas nas telesalas de química : o ensino do Telecurso 2000 no Projeto Viva Educação em uma escola estadual do Maranhão
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2005. 126p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Giordan).

Resumo Este trabalho foi desenvolvido a partir do interesse nas interações discursivas entre alunos, orientadores da aprendizagem e ferramentas culturais(TV/videocassete, livro-texto, cartazes) nas telesalas do projeto "Viva Educação" que foi implantado pelo Governo do Estado do Maranhão. Na introdução fizemos uma pequena retrospectiva histórica da implantação do projeto "Viva Educação" no Estado do Maranhão. No primeiro capítulo temos o pressuposto metodológico, onde identificamos nosso objetivo que é investigar o perfil da telesala do Telecurso 2000, as interações discursivas entre: orientador da aprendizagem e alunos, alunos e ferramentas(TV/Video, livro-texto e cartazes), aluno e seus pares em duas telesalas. Também descrevemos os dados para esta pesquisa que foram construídos a partir de vinte e duas teleaulas de Quimica Videogravadas, material com a proposta pedagógica do Telecurso 2000, entrevistas com alunos, orientadores da aprendizagem, funcionários e vice-diretor da escola. No segundo capítulo trançamos o perfil da telesala do Telecurso 20000. Nesse traçado caracterizamos a proposta pedagógica do Telecurso 2000 e o perfil das telesalas do projeto "Viva Educação". Através desta análise identificamos a diferençiação que existe entre a proposta pedagógica desenvolvida pelo Telecurso 2000 e a execução dessa proposta nas telesalas do projeto "Viva Educação". No terceiro capítulo fizemos a fundamentação teórica e selecionamos oito atividades que aconteciam com mais frequência nas duas telesalas. As atividades escolhidas para análise das interações discursivas foram a exibição do vídeo, organização das atividades de aula, resolução do exercício, resposta do exercício feito pelo aluno, elaboração da apresentação da seção "Agora Eu Sei", apresentação da seção "Agora Eu Sei", explicação da matéria e avaliação.