OLIVEIRA, Paulo Sérgio Vasconcelos de
As histórias em quadrinhos aplicadas ao ensino de química
Cuiabá/MT, Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, 2008. 132p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Irene Cristina de Mello).
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Resumo |
Este trabalho tem por finalidade conferir a possibilidade de uma história em quadrinhos pensada e construída de forma dirigida, desencadear um processo de construção conceitual capaz de contribuir com a alfabetização química do aluno, e, verificar como se dá a interação didática das histórias em quadrinhos presentes nos livros didáticos de Química dispostos comercialmente à população, sobretudo os aprovados pelo PNLEM. A problemática da pesquisa perpassa inevitavelmente pelos questionamentos acima, onde o principal argumento de suporte é qual a contribuição das histórias em quadrinhos ao ensino de Química? A pesquisa tem como principal referencial teórico Johan Huizinga, que explora filosoficamente todos os aspectos culturais, sociais e históricos do lúdico e da sua aplicação no nosso cotidiano e na nossa história de vida, mostrando os significados e as possibilidades da sua utilização, inclusive na educação. Para responder nossa problemática, temos a pesquisa acontecendo em duas frentes. Primeiramente, a qualitativa e exploratória, acontecendo em sala de aula, tendo um professor de Química e quatro alunos do segundo ano do ensino médio (de um universo de aproximadamente trinta e cinco) como sujeitos da pesquisa e a bibliográfica, que se dá na análise dos livros didáticos de Química vendidos comercialmente, sobretudo os aprovados na lista do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio – PNLEM, verificando a ocorrência dos quadrinhos em suas páginas e analisando-os de acordo com seu caráter, função didática e funcionalidade. Primeiramente através de um questionário, verificou-se as concepções dos sujeitos acerca de um tema (o assunto escolhido juntamente com o professor titular foi a chuva-ácida) e depois, em sala de aula, o professor-sujeito trabalhou com uma história em quadrinhos instigadora para desenvolver a “curiosidade” dos alunos sobre o assunto e por fim, um texto complementar sobre o tema, para extinguir as dúvidas levantadas e para se fazer uma discussão com o objetivo de melhor compreendê-lo. Após algum tempo, foi pedido aos alunos, suas próprias histórias, sobre o assunto trabalhado, mostrando suas próprias concepções. Concomitantemente a todos esses passos, a segunda parte da pesquisa, a bibliográfica, acontece com a análise das aparições dos quadrinhos em dezoito livros didáticos de Química disponibilizados no mercado. A análise se baseia na categorização dos quadrinhos de acordo com seu caráter e função didática no contexto cognitivo apresentado no livro em questão. Tal análise se deu página a página em todos eles. Dentre os resultados observados, verifica-se que histórias em quadrinhos apresentam uma série de características potencialmente utilizáveis no ensino de Química, sendo que os livros didáticos aproveitam-se destas sobretudo como motivação para os alunos, haja vista que o seu enredo é capaz de despertar o interesse sobre o tema tratado e que possui grande possibilidade de utilização em sala de aula, pois pode perpetuar uma apreensão mais significativa dos conteúdos trabalhados.
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