ESPANHOL, Evandro
As concepções dos alunos do ensino médio sobre o conteúdo de ligações químicas: uma análise nos livros didáticos através da prática educacional do SESI/PR
Curitiba/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017. 104p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein).
|
Resumo |
O presente trabalho objetivou investigar as concepções alternativas dos alunos de Ensino Médio que usam como referência os livros do Plano Nacional do Livro Didático de Química - PNLD, vigentes no ano de 2016, abordando a temática de ligações químicas, através de uma prática educacional por oficinas e trabalho em equipe. Os resultados desta avaliação orientaram a tabulação dos dados, que foram confrontados com um teste aplicado após o ensino e aprendizagem usando os livros didáticos. A intervenção foi realizada em quatro turmas de Ensino Médio que apresentavam estudantes interseriados e no mesmo nível de conhecimento. Cada turma recebeu um livro vigente do PNLD 2016 durante o bimestre, para estudos sobre as ligações químicas. Verificou-se que os alunos apresentaram confusões entre ligação iônica e covalente, estabilidade das substâncias na formação do octeto, dificuldades na visualização tridimensional das moléculas, observação sobre os eventos do nível observável microscópico e dificuldades na representação das ligações químicas. Concluiu-se também, que os alunos apresentam dificuldades na identificação dos íons formados pelos átomos quando a ligação iônica acontece. Pelos resultados obtidos, percebeu-se que, nos quatro livros do PNLD aplicados no ensino e aprendizagem deste conteúdo químico, os alunos obtiveram resultados significativos de aprendizagem, porém todas as turmas apresentaram concepções alternativas, após os estudos realizados através dos livros. Por fim, com a realização deste trabalho, foi disponibilizada uma sequência didática, apresentando aulas, definindo um procedimento encadeado de passos para tornar mais eficiente o processo de aprendizado dos alunos e pretendendo contribuir com a reflexão e o trabalho dos docentes no Ensino de Química.
|