SANTOS, Pedro Roberto Pontes
As concepções de ciência dos estudantes da UFPB e suas implicações para o ensino e aprendizagem de bioquímica
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2003. 182p. Tese de Doutorado. (Orientador: Bayardo Baptista Torres).
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Resumo |
Este trabalho foi desenvolvido na UFPB, com estudantes que apresentam disciplinas de bioquímica na grade curricular. Nosso trabalho teve como objetivo principal verificar conceitos prévios a respeito de Química, referentes à estrutura e transformação da matéria, dos estudantes iniciantes na graduação, estabelecendo padrões sobre esses conceitos. Bem como avaliar as noções de Ciência dos estudantes, objetivando obter explicações sobre a origem de conceitos científicos dos mesmos. A partir desse estágio, propor aplicações que teriam por objetivo compensar as deficiências observadas. Inicialmente, foram aplicados 10 testes (dois deles com duas variações). Ao todo, foram aplicadas 2.237 cópias dos testes; destes, 1.918 foram respondidos e 861 tiveram comentários dos alunos. Em 98.1, foi aplicado teste sobre Teoria Atômica a 386 alunos individualmente. Em 98.2, foram 113 estudantes. sendo aplicação em grupo e foram feitas gravações em fita cassete e em vídeo. As gravações foram transcritas e analisadas objetivando avaliar a linguagem usada pelo pesquisador/professor e pelos alunos. Os resultados foram analisados de acordo com os autores originais das referências quanto ao conteúdo, e também quanto às estruturas de linguagem.
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