CARMO, Everaldo Almeida do
As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
/PR, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Educação em Ciências e Matemáticas, 2006. 83p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz Acácio Centeno Cordeiro).
|
Resumo |
A importância da analogia no processo ensino-aprendizagem é assunto trabalhado exaustivamente por vários autores, embora existam algumas limitações associadas ao seu uso. A pesquisa realizada insere-se na abordagem qualitativa e procura verificar a utilidade das analogias no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de química no ensino médio. Teve como objetivo específico evidenciar como os professores fazem uso do processo analógico em suas explanações sobre modelos atômicos. O estudo foi realizado com três professores de química de uma escola pública de Belém. Os principais resultados apontam para diversas dificuldades dos professores na produção e exploração de analogias, que parecem estar estreitamente relacionadas com a dificuldade que os alunos apresentam em assimilar os conceitos químicos, o que, em geral, culmina com a má escolha dos análogos a serem explorados durante as aulas, tornando ineficaz o uso desses procedimentos.
|