ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA

AGUIAR, Valeska Soares
ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA
/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016. 251p. Tese de Doutorado. (Orientador: José de Alencar Simoni).

Resumo Neste trabalho foi aplicado um recurso didático alternativo em aulas práticas de Química Analítica para alunos do terceiro semestre de Engenharia Química. Os artigos científicos tratam de aplicações de métodos instrumentais de análise química, e foram utilizados com a finalidade de aperfeiçoar o processo de aprendizagem e de contribuir com a alfabetização científica na Educação Superior. A ideia inicial era verificar a potencialidade desse recurso como uma possível alternativa ou complemento ao ensino baseado na experimentação prática em Química. O trabalho foi desenvolvido num período de doze semanas, metade delas destinada à realização de atividades experimentais e, as demais, ao uso dos artigos científicos. Os alunos dividiram-se em duplas nas atividades de leitura e de interpretação dos textos científicos, e trabalharam individualmente nas demais atividades. Além das leituras, outras tarefas foram exigidas dos alunos: 1) elaboração de resumos, 2) elaboração de perguntas e respostas, e 3) resposta a um questionário final, a fim de se analisar a visão discente sobre as atividades. Os resultados obtidos foram analisados com o objetivo de investigar as contribuições da leitura dos textos por parte dos alunos para o ensino de Química Analítica. Os referenciais utilizados foram a Análise de Discurso, de acordo com os preceitos de Pêcheux, para a análise dos resumos e das respostas, e a Taxonomia de Bloom, para a análise das perguntas. A identificação de discursos em que houve produção de sentidos e o crescente desenvolvimento da autoria com características da repetição histórica, assim como a categorização de perguntas produzidas pelos alunos em patamares mais elevados de aprendizagem, de acordo com a taxonomia de Bloom, permitiram inferir que, ao longo da aplicação da atividade, os alunos aperfeiçoaram a capacidade de interpretação de textos, produzindo e ampliando seus conhecimentos. Com isso, observaram-se contribuições relevantes para os processos de ensino, de aprendizagem e de alfabetização científica por meio da utilização desse recurso didático – os artigos científicos.