Aquisição de noções básicas de conhecimento no campo da química: indicadores para uma proposta alternativa

FREITAS, Carlos Alberto Andrade
Aquisição de noções básicas de conhecimento no campo da química: indicadores para uma proposta alternativa
/BA, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Educação, 2006. 269p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mary de Andrade Arapiraca).

Resumo Este estudo teve como objetivo elaborar e avaliar uma proposta de ensino para a aquisição dos conhecimentos da Química tendo como campo de investigação as escolas do ensino médio da rede pública da cidade de Jequié-BA. Na realização do trabalho foi verificada a evolução do processo de aquisição do conhecimento dessa disciplina, e avaliado a utilização de exemplos da presença da química no cotidiano como elemento motivador do processo da aprendizagem. A base teórica dessa pesquisa fundamenta-se numa abordagem que leva em consideração os aspectos culturais, sociais e fenomenológicos. A parte empírica do estudo ocorreu em três classes do 1º ano do ensino médio, sendo duas do turno noturno, uma das quais proveniente do projeto da aceleração, e outra do turno matutino, localizadas em Bairros periféricos. No entanto, o levantamento feito para verificar a situação do ensino de química foi realizado nos seis estabelecimentos que oferecem o ensino médio na cidade. As respostas dos alunos e dos professores aos questionários aplicados e as entrevistas realizadas com os docentes que participaram, como protagonistas na pesquisa, revelaram a existência de uma série de problemas que dificultam a aprendizagem de química. Entre eles destacam-se: a falta de material e local adequado para as atividades experimentais; insuficiência da carga horária; divisão da jornada de trabalho lecionando outras disciplinas. Com relação aos procedimentos de ensino investigados os sujeitos da pesquisa fizeram uma avaliação muito positiva. A sua aplicação em ambientes de aprendizagem de singular carência, demonstrou nos resultados obtidos, a eficiência técnica e a viabilidade socioeconômica da proposta investigada, o que possibilita a sua utilização com maior freqüência nas escolas públicas, objetivando a melhoria da aprendizagem de química.