Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio

LEAL, Murilo Cruz
Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Faculdade de Educação, 2003. 290p. Tese de Doutorado. (Orientador: Eduardo Fleury Mortimer).

Resumo O objetivo desta tese é analisar como professores do Ensino Médio se apropriam do discurso de inovação curricular de Química. O estudo baseia-se em entrevistas realizadas com doze professores participantes do PRÓ-MÉDIO e do PRÓ-CIÊNCIAS, programas de formação continuada e inovação curricular ocorridos em Minas Gerais de 1997 a 1999. A análise dos discursos dos professores fundamenta-se, dentre outros referenciais, na complexa constituição do saber docente, conforme concebido por Maurice Tardif e colaboradores. Este estudo discute também as condições de produção e proposição de um discurso de inovação curricular com base, fundamentalmente, na "economia das trocas lingüísticas", de Pierre Bourdieu. Tal discussão é realizada dentro do contexto constituído pelas políticas públicas e legislações educacionais editadas na segunda metade dos anos 90 no Brasil. Finalmente, tratamos da apropriação do discurso de inovação pelos professores, com base na "metalingüística" de Mikhail Bakhtin, utilizando especialmente os conceitos de apropriação do discurso do outro e polifonia. Assim, pudemos ouvir as diversas vozes que se fazem presentes no discurso de cada professor, num processo complexo de justificação, acordo, competição e dissimulação, dentre outras dinâmicas, criando e recriando sentidos de inovação, cada um povoando o discurso de inovação curricular com seus acentos e intenções. A experiência do professor ora é aliada da cultura escolar, na crítica aos discursos idealizados da academia, ora se contrapõe a certas práticas escolares tradicionais já desgastadas e faz-se aliada da inovação. A voz dos alunos aparece como árbitro principal do ideário inovador: de um lado, ela aparece apoiando a contextualização e a experimentação, de outro, ela se mostra preocupada com a preparação para exames.