MAZON, Antonieta Bianchi
Aprendizagem de Química: parâmetros de significação e de investigação no ensino de 2o grau - um estudo do material instrucional do PROQUIM
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1989. 280p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler).
|
Resumo |
Propõe procedimentos e critérios de análise que foram aplicados a um material instrucional dirigido ao ensino de Química de 2o grau - o PROQUIM - para investigar os parâmetros de significação e de investigação e como estes naquele se relacionam. No âmbito do parâmetro de significação, analisa se a organização de conteúdo naquele material pode facilitar a ocorrência de aprendizagem significativa, enquanto que no parâmetro de investigação procura verificar se as atividades de aprendizagem nele propostas favorecem o desenvolvimento de habilidades de investigação nos alunos. Por sua vez, através do relacionamento entre ambos os parâmetros, investiga como se configura a equilibração entre conteúdos e processos naquele material. De uma maneira geral, os resultados evidenciam que o PROQUIM pode preencher os requisitos definidos naqueles dois parâmetros. Por sua vez, o relacionamento entre ambos denota equilibração “conteúdo-processo” sem, no entanto, associá-lo ao cotidiano do aluno.
|