Aprendizagem de química: Estudo a partir de uma atividade didática bem sucedida

HASHIGUCHI, Eugenia Emi Asso
Aprendizagem de química: Estudo a partir de uma atividade didática bem sucedida
São Paulo/SP, Centro Universitário Fieo, UNIFIEO, Psicologia Educacional, 2008. 98p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Elisa de Mattos Pires Ferreira).

Resumo Esta pesquisa inseriu-se no campo da Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), nível mestrado acadêmico, na área de concentração ensino-aprendizagem, cuja proposta é estudar as principais teorias de aprendizagem e suas matrizes, considerando a visão de mundo e do homem em contextos escolares e sociais específicos. Seu objeto de estudo foi uma atividade didática relacionada á aprendizagem de Química e realizada com 30 alunos da segunda série do ensino médio de uma escola particular da região oeste da Grande São Paulo. O principal objetivo da investigação descrita consistiu em desvelar, numa perspectiva psicopedagógica, os fatores que fizeram da referida atividade um êxito pedagógico, pois possibilitou grande envolvimento afetivo dos estudantes com os conteúdos trabalhados bem como um aproveitamento altamente satisfatório dos mesmos. A motivação para a realização da pesquisa foi a perplexidade da pesquisadora diante do envolvimento dos alunos com essa específica atividade, pois há alguns anos vinha notando forte desinteresse dos estudantes diante dos conhecimentos proporcionados pela Química. O fracasso que a Escola está apresentando quanto á sua missão de ensinar e a necessidade de se encontrar caminhos que despertem nos alunos o desejo de aprender justificaram este estudo, caracterizando como uma pesquisa qualitativa descritiva, com fortes traços de estudo do meio, embora não o contemple plenamente. Durante o seu desenvolvimento, foram tomados de empréstimo alguns recursos oferecidos pela pesquisa fenomenológica. Concluiu-se que um dos principais aspectos que favoreceram a aprendizagem dos alunos foi o caráter interdisciplinar do projeto, pois mesmo que não contasse com a participação dos demais docentes da série, houve certo grau de diálogo interdisciplinar, promovido pela disciplina de Química ao contextualizar os conteúdos e ao provocar alguns elos com os demais componentes da grade curricular. Por outro lado, a realização da atividade didática somente permitiu que ocorressem elos interdisciplinares porque os alunos possuíam um conhecimento disciplinar razoavelmente construído, e isto se deveu ao trabalho dos professores dos outros componentes curriculares. A atividade possibilitou o resgate da auto-estima dos alunos que carregavam um autoconceito baixo devido ao fracasso nos estudos (particularmente em Química). Deixaram de pensar que a não aprendizagem estava relacionada consigo e perceberam que se devia à forma da escola lidar com o processo ensino-aprendizagem. Finalmente a atividade didática permitiu que os alunos aprendessem que é importante se buscar informações não apenas nos livros, ou nas apostilas organizadas em unidades didáticas, mas em contextos vivos nos quais se encontram simultaneamente: a parte, o todo, a diversidade, as desigualdades, as contradições.