APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL

LIMA, Walex Fernandes
APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2016. 96p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares).

Resumo Esta dissertação de mestrado pretende demonstrar uma forma de se utilizar a robótica com alunos do Ensino Médio, além de analisar como essa tecnologia pode colaborar para o ensino de conteúdos curriculares relacionados à química, evidenciando quais deles podem ser trabalhados dentro da sala de aula. A fundamentação teórica do estudo está voltada à pesquisa qualitativa, buscando fazer o primeiro ciclo da pesquisa ação. A robótica pode ser vista como uma ferramenta para trazer um olhar diferente na maneira como a disciplina de química é abordada no Ensino Médio. Dessa maneira, será apresentada uma forma de construir um protótipo robótico por meio da colaboração entre os alunos, utilizando materiais alternativos de baixo custo em consórcio com um Kit de robótica que utiliza plataforma Open Source. Os alunos do Ensino Médio regular foram voluntários no projeto realizado no contraturno da escola e desenvolveram um protótipo mecânico de um aparelho de laboratório. Deve ser salientado que as ideias e a construção do robô partiram dos alunos. O protótipo obtido e desenvolvido pelos alunos foi o de um agitador mecânico para soluções. Durante a elaboração desse protótipo, o conceito mais discutido entre os alunos foi o de Soluções. O desenvolvimento desse tipo de atividade pode possibilitar uma maneira pela qual os alunos passem a buscar novas discussões, em pares ou em grupo, criando um ambiente que esteja mais próxima a relação professor-aluno, auxiliando no processo de aprendizagem.