ALBARRACÍN, LIZ MAYOLY MUÑOZ
Aportes Da Filosofia Da Ciência Na Formação Inicial De Professores De Química E a Mobilização Do Saber E Do Saber Fazer Na Construção Das Representações Científicas.
Bauru/SP, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP), UNESP, 2012. Tese de Doutorado. (Orientador: Roberto Nardi).
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Resumo |
Uma problemática bastante conhecida, mas pouco estudada pela pesquisa em educação em ciências, é a falta de consideração de aspectos históricos, filosóficos e sociológicos na formação inicial de professores de Ciências, fato que pode criar uma visão distorcida das ciências entre os futuros professores. Argumentamos que uma abordagem que forneça estes subsídios seria importante para atingir os objetivos do Ensino de Ciências que atenda os anseios de uma sociedade contemporânea. Desta forma, esta pesquisa defende que a população deve saber ciência e saber sobre a ciência, com a finalidade de estar capacitada para tomar decisões informadas sobre assunto de política, tecnologia e ambiente. Assim, compreende-se que ensinar ciências significa, primeiramente, elaborar um sistema de representações estruturadas, interpresetadas e modeladas pelo professor, dependendo de como ele entende a ciência, suas teorias e modelos, para interpretar e recriar os fenômenos científicos, recorrendo ao saber disciplinar e ao saber disciplinar e ao saber pedagógico do conteúdo. Com estes pressupostos foi elaborada e desenvolvida uma proposta de ensino que procurou construir o saber e o saber fazer de professores em formação inicial de Química da Universidade Distrital (Bogotá-Colômbia), mediantea vivência de uma experiência docente em sala de aula em uma escola pública da cidade de Bogotá. Foram analisados os discursos dos futuros professores para compreender como os domínios e as manifestações do conhecimento lhes permitiram trabalhar as suas representações científicas, ou seja, transformar o conhecimento científico em representações e ações pedagógicas e desenvolver habilidades como pensar, atuar e comunicar a ciência, ao mesmo tempo procurando promover atitudes e valores nos estudantes durante os processos.
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