Animação digital para apresentação da química no cotidiano

SOUSA, Diogo Bacellar
Animação digital para apresentação da química no cotidiano
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2014. 179p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gerson de Souza Mól).

Resumo A grande presença das Tecnologias da Informação e da Comunição em nosso dia-a-dia nos impõe uma nova visão de mundo, integrada, tecnológica e acessível. O uso do computador pelas pessoas possui diversas funções e aplicabilidade. Viver nessa sociedade digital exige habilidades para que o processo da informatização possa ter proveitos no campo da educação, exigindo do professor o desenvolver de novas estratégias para utilização deste recurso. Nesse sentido questionamos se animações digitais simulando o cotidiano dos alunos seriam potencialmente significativas para a visualização da Química no cotidiano. No intuito de melhor compreender às animações digitais, realizamos uma avaliação das animações disponíveis no Portal do Professor, disponibilizado pelo Ministério de Educação e Cultura, sob perspectiva do conceito de Objeto Virtual de Aprendizagem e hipermídias. Após estudo, desenvolvemos uma animação digital com auxílio do software Adobe® Flash® Professional CS 5, intitulada por “QuimiCasa”. Para avaliar sua validade educacional a animação foi aplicada a um grupo de alunos das três séries do Ensino Médio de uma escola privada em Brasília-DF. Para isso, optamos por uma investigação quanti-qualitativa, coletando os dados por meio de questionários, críticas pessoais e análise estatística das respostas dos questionários contendo questões do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. O grupo de alunos considerou que a animação digital é um excelente suporte para o Ensino de Química e que a mesma os ajudaram na resolução de questões de Química, portanto visualizando que o computador pode possuir ferramentas orientadas e diferenciadas para o aprendizado da disciplina. Entendemos que a inserção de materiais tecnológicos é um excelente suporte ao material didático dos professores e que por meio do diálogo de questões relacionadas ao cotidiano dos alunos, o Ensino de Química torna-se mais curioso, aplicável e significativo.