Análise Dos Conteúdos Termodinâmicos Em Livros De Química E Física Do Ensino Médio

SILVA, Denilson Antonio Maia da
Análise Dos Conteúdos Termodinâmicos Em Livros De Química E Física Do Ensino Médio
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2012. 116p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otom Anselmo de Oliveira).

Resumo O PNLEM surgiu em 2004 e modificou o cenário em torno do livro didático no Brasil. As novas perspectivas voltadas para a formação de um cidadão mais crítico a partir de um ensino mais contextualizado e interdisciplinar fez com que os livros didáticos acompanhassem essas mudanças. Mas nem sempre essas mudanças são verificadas de modo mais profundo, pois o que vemos são adaptações de obras já conhecidas no mercado, onde se insere textos que levam a algum aspecto histórico, sócio-econômico, ambiental ou cotidiano, ou então a aplicabilidade daquele conteúdo. Assim, nos propomos a analisar os conteúdos de Termodinâmica Química e Física para o Ensino Médio abordada nos livros didáticos de Química e de Física aprovados pelo PNLEM 2012, agora denominado PNLD,analisando se as obras trazem essa abordagem sócio-cultural da ciência como também o seu contexto histórico, tomando como categorias de análise os seguintes critérios: apresentação da introdução, contextualização do conteúdo, apresentação dos conceitos, contexto histórico da termodinâmica, representação em nível microscópico e proposição de experimentos. Foram analisados onze livros, sendo cinco de química e seis de física. Também foi aplicado um questionário com professores de química e física do ensino médio para se ter uma impressão da opinião deles sobre suas estratégias de ensino e sobre o livro didático. Este trabalho se fundamentou nas orientações dos documentos legais sobre o Ensino Médio no Brasil (LDB, PCN, PCN+, OCEM) e nas pesquisas em ensino de ciências que trata especificamente do livro didático e do ensino de termodinâmica química e física. Dos onze livros, somente quatro se mostraram mais coerentes com as novas perspectivas para o ensino médio, sendo dois de química e dois de física, cuja preocupação com a contextualização e com uma visão da ciência mais integrada a realidade do aluno, mostra um caráter mais crítico e social. Os demais, quando não omitem, tratam os contextos sócioeconômicos, históricos e culturais de forma isolada dos conceitos apresentados, à margem do conteúdo.