LASALVIA, VANIA CRISTINA
ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO COM FOCO NO PROGRAMA GOVERNAMENTAL PROFESSOR CONECTADO
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2017. 170p. Tese de Doutorado. (Orientador: EVERTON LUDKE).
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Resumo |
Pelo último censo realizado no ano de 2014 e divulgado no site da Secretaria de Educação de Pernambuco, o número de escolas da Rede Estadual de ensino básico chega a 1.052 escolas, que atendem aproximadamente 654 mil alunos e tem um quadro de 29.898 professores. Dessas escolas, 900 possuem internet e 732 escolas com banda larga. Existem 17.834 computadores distribuídos e instalados nesta rede de ensino dos quais, 3.430 para uso administrativo e 14.404 para uso dos alunos. No ano de 2008, o Governo de Pernambuco entregou notebook a todos os professores de regência da Rede. Em 2012 este Programa, chamado Professor Conectado, distribuiu notebooks aos professores que não haviam recebido, aos técnicos administrativos e aos professores do Conservatório de Música. Nos anos de 2012 e 2013 foram distribuídos tablets/PC aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio desta mesma Rede. No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no ano de 2015, o Estado de Pernambuco ficou em 1º lugar junto com o Estado de São Paulo. A saber, que no ano de 2007, a colocação do Estado foi de 21º lugar. Este avanço deve ter a contribuição dessas ações de inserção das tecnologias nas escolas pernambucanas. Diante destas informações, o objeto deste trabalho foi analisar os impactos ocasionados por essa política pública de inserir as tecnologias digitais nas escolas estaduais. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa com os professores da Gerência Regional de Educação do Médio São Francisco (GRE/MSF), através de um questionário estruturado baseado na pesquisa nacional realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC. O questionário foi aplicado de forma online, em um primeiro momento, a todos os professores da GRE/MSF e no segundo momento de forma presencial aos professores lotados nas 11 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) desta mesma gerência. O objetivo geral foi identificar como os professores utilizam o computador e internet na sua prática, se utilizam os notebooks distribuídos e seus softwares, que ferramentas fazem uso nas salas de aula, quais atividades realizam em conjunto com seus alunos, dentre outras informações. Os resultados foram positivos nas percepções desses professores, porém, com alguns obstáculos a serem vencidos para que se consolide o uso das tecnologias digitais, permanentemente, nas práticas pedagógicas das escolas estaduais em Pernambuco.
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