DIB, Siland Meiry França
Análise de imagens em livros didáticos de química: um caminho para a comunicação de conceitos científicos
Brasilia/DF, Universidade Católica de Brasília, UCB, Educação, 2004. 147p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Florêncio Rodrigues Júnior).
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Resumo |
Este estudo constitui uma análise das imagens existentes em livros didáticos de química de ensino médio; em particular, no capítulo sobre eletroquímica. Visa contribuir para o processo de decisão relativo à inclusão de imagens nos textos didáticos, apontando aspectos referentes às funções, à diagramação, o grau de abstração (iconicidade) das imagens e a utilização dos esquemas ilustrativos para a abordagem dos conteúdos científicos. A metodologia utilizada valeu-se de duas abordagens de análise das imagens: a morfológica e a semântica. A primeira refere-se ao tipo de imagem, número de imagens por páginas, inclusão de legendas, área de ocupação, e cor; a segunda, ao papel que uma imagem desempenha no texto, seu contexto e os aspectos relativos à iconicidade, também designada figuridade. Dois juízes analisaram 158 figuras provenientes de quatro livros didáticos de química, utilizando-se de grades construídas para esse fim. O estudo permitiu obter algumas conclusões importantes dentre elas pode-se destacar: as imagens possuem papéis diferenciados para o texto didático de química, e, em sua maioria são do tipo explicativas, dado a quantidade de informações que são traduzidas de forma esquemática para reforçar as informações ditas textualmente; os problemas morfológicos, relacionados à composição e a forma das imagens podem comprometer sua função para o texto, ocasionado problemas na comunicação por imagens; as imagens são de fundamental importância para a transmissão dos conceitos químicos relativos ao estudo da eletroquímica porque elucidam informações textuais da descrição de fenômenos (sob a forma macroscópica) que não podem ser visualizados. Este trabalho também oferece informações importantes, para autores e professores, responsáveis pela elaboração e adoção de livros didáticos, no que se refere à melhor exploração do potencial que as imagens possuem para a comunicação nos textos escolares.
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