GUEDES, Maurício Ferreira
Análise de conteúdo de livros didáticos de Ciências: os termos químicos apresentados e suas representações possíveis
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Educação, 1992. 218p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Olga Molina).
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Resumo |
Procura demonstrar que os livros didáticos de Ciências mais utilizados no Brasil, no período de l988 a 1992, utilizam um extenso vocabulário de Química cuja compreensão por parte do aluno se encontra, de acordo com os relatos daqueles que já terminaram o 1o grau, ainda distante do que o livro apresenta. Reúne as idéias oriundas da revisão teórica da análise de conteúdo e do construtivismo piagetiano, afins com a principal questão: a quantidade e a qualidade dos temas químicos apresentados no livro didático. Aborda a metodologia utilizada na análise de conteúdo das coleções escolhidas de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª do 1º grau, assim como a metodologia aplicada às entrevistas clinicas realizadas com alunos da 1º série do 2º grau de diferentes colégios. Apresenta o conteúdo dos livros didáticos na forma de um perfil de categorias de termos químicos, bem como as representações dos alunos entrevistados ressaltando, para determinadas explicações, alguns pontos a considerar segundo uma visão construtivista piagetiana. Dentro de alguns limites estabelecidos, procede à análise de conteúdo de três coleções didáticas, as mais vendidas, e também tem acesso às representações construídas pelos alunos entrevistados a partir dos termos químicos presentes nestas mesmas coleções, ao longo do 1o grau. Conclui que a quantidade e a qualidade dos termos químicos apresentados pelo livro didático não se vêem refletidas no discurso dos alunos entrevistados.
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