Análise das interações discursivas de uma seqüência introdutória de ensino: aprendizagem do conceito de substância

COSTA, Elizabete Lustosa
Análise das interações discursivas de uma seqüência introdutória de ensino: aprendizagem do conceito de substância
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Educação, 2004. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Giordan Santos).

Resumo Nossa pesquisa diz respeito a uma seqüência experimental introdutória de substância, a partir de uma perspectiva macroscópica, desenvolvida com estudantes de primeiro ano de Habilitação ao Magistério em uma cidade do Estado de São Paulo. Interessa-nos analisar, nessa seqüência de ensino-aprendizagem, o pensamento cotidiano dos estudantes sobre substância, além do processo que ocorre enquanto professora e alunos participam conjuntamente de situações em foco, propomos-nos as seguintes perguntas: 1) Que idéia espontânea de substância os estudantes trazem para a situação de ensino escolar? 2) Quais são os padrões e a função do discurso dos episódios principais? 3) Como pode ser caracterizada a estrutura das aulas principais? 4) Que significados químicos estão sendo construídos no plano social durante as referidas aulas? 5) Será que a professora está transmitindo aos estudantes a concepção empirista de ciências ai conduzir o seu ensino? Nossas principais fontes de dados são seqüências interativas entre professora e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem sobre substância, das quais obtivemos episódios de ensino, entendidos como fragmentos dos eventos discursivos. Nossa busca de resposta às perguntas foi feita por meio de leitura atenta dos episódios à luz, principalmente, da perspectiva sociocultural de Vygotsky e de neo-vygotskyanos sobre a formação de sujeito. A idéia espontânea de substância predominante entre os aluno é algo ?proveniente da natureza?. O discurso se apresenta principalmente na sua função dialógica e padrão não-triádico do tipo I ? R ? F ? R ? F... As aulas principais são compostas por três seções interdependentes. Embora a professora desenvolva um ensino interativo, identificamos nesse ensino marcas de empirismo e indução. Portanto, a professora pode estar transmitindo implicitamente a visão empirista de ciências a seus alunos. Entretanto, parece-nos que alguns conceitos relacionados à substância estão sendo construídos no plano intersubjetivo.