ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA DO CURSO DE QUÍMICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA DA UFRN

NASCIMENTO, Jarley Fagner Silva do
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA DO CURSO DE QUÍMICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA DA UFRN
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2013. 102p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Grazielle Tavares Malcher).

Resumo Na sociedade atual, o uso das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs) está promovendo uma revolução nas formas de ensinar e aprender através das modalidades de cursos à distância, especialmente no ensino superior. Estudos mostram que alunos nesta modalidade apresentam grandes dificuldades no processo de aprendizagem, principalmente quando tratamos de disciplinas experimentais e com alto poder de abstração como a Química. O objetivo do presente trabalho é promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem na disciplina Química da vida ofertada para o curso de licenciatura em Química na modalidade à distância da UFRN. Para isto foram analisadas provas do semestre 2011.2, com o intuito de identificar quais são as principais dificuldades dos alunos nos aspectos conceituais abordados na disciplina. A partir dessas dificuldades foram desenvolvidas vídeo-aulas, referentes aos assuntos que geram maiores dificuldades aos alunos as quais foram o produto final deste trabalho. Sendo as melhorias promovidas pelos vídeos no processo de aprendizagem dos alunos, obtidas a partir de um questionário respondido pelos mesmos no ambiente virtual de aprendizagem, e a partir da sua taxa de sucesso ao final da disciplina.