ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE ARQUITETURA ATÔMICA E MOLECULAR NO CURSO DE QUÍMICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UFRN

CLEMENTE, Mayara Polyana Dantas Felipe
ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE ARQUITETURA ATÔMICA E MOLECULAR NO CURSO DE QUÍMICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UFRN
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2013. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Cristina Facundo de Brito Pontes).

Resumo O campo da educação é muito rico e nos possibilita a investigação em vários aspectos. A área de ensino de química vem crescendo cada vez mais, e um aspecto importante que essa área vem pesquisando é sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos. A abordagem dos temas estrutura atômica e ligações químicas são desenvolvidos no Ensino Médio e apresentam muitos problemas que, muitas vezes, são trazidos para o ensino superior se tornando um obstáculo para o avanço do aprendizado. É necessário que esses temas iniciais a estrutura atômica e as ligações químicas sejam bem compreendidos pelo aluno para que os demais conteúdos de Química sejam entendidos com mais facilidade. Neste trabalho tem-se como objetivo geral, analisar os erros e as dificuldades apresentados nas avaliações da disciplina Arquitetura Atômica e Molecular, dos alunos do curso de graduação em Química EAD, com relação ao conteúdo de Estrutura Atômica e Ligação Química , através das avaliações realizadas pelos alunos e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), levando em consideração as atividades realizadas, discussão no fórum e acesso aos materiais. O AVA permite a obtenção de relatórios os quais foram utilizados para analisar quanto ao acesso/participação para avaliar sua contribuição na aprendizagem e sua relação com o resultado final (aprovado/reprovado). Foi possível observar que os erros mais frequentes nas avaliações estão relacionados à parte inicial da química que é a compreensão da estrutura atômica e a evolução dos modelos. Os alunos que acessaram o material extra e participaram das atividades e fóruns, foram os alunos que obtiveram aprovação na disciplina. Ou seja, as dificuldades iam surgindo e ao utilizar as estratégias de ensino disponibilizadas, os alunos conseguiam minimizar tais dificuldades, fazendo com que o seu desempenho nas atividades e avaliações fossem melhor. Também foi observado, através da frequência ao AVA, que a disciplina começou com uma grande desistência desde o acesso à página como também à frequência nas provas presenciais a partir da observação na listagem de presença das avaliações presenciais.