BERNARDINO, Mychelle Amorim Defenti
Análise crítica das analogias do livro didático público de química do Estado do Paraná
Maringá/PR, Universidade Estadual de Maringá, UEM, 2010. 95p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Aparecida Rodrigues).
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Resumo |
As analogias no âmbito da educação, em particular nas ciências da natureza, têm a função de auxiliar o aluno na compreensão de conceitos e fenômenos desconhecidos, por meio de comparações de atributos de similaridade com outros já conhecidos. Nesse contexto, as analogias podem ser consideradas um recurso com grande potencial didático no processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que os livros didáticos são, para muitos professores, o principal material utilizado, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as analogias do Livro Didático Público de Química do Estado do Paraná (LDPQ/Pr), com base nos pressupostos teóricos de Gaston Bachelard, especificamente os que se referem aos obstáculos epistemológicos. Para identificar e categorizar as analogias distribuídas nos quinze capítulos dessa obra apoiamo-nos em Mól (1999) para compreender a definição de analogia. Fundamentamo-nos nos critérios adotados por Monteiro e Justi (2000) e Francisco Junior (2009), que orientaram a compilação dos dados. Como resultados, foram encontradas 25 (vinte e cinco) analogias, abrangendo os diferentes tópicos de Química do livro. Há que se ressaltar que os tópicos que apresentaram predominância de analogias foram os de ligações químicas e estrutura atômica. De acordo com o critério "nível de enriquecimento", 22 (vinte e duas) das analogias encontradas são simples, ou seja, compartilham um único atributo. Além disso, os autores dos capítulos desse livro não trazem explicações para propiciar o entendimento dessas analogias nem alertam sobre as possíveis limitações relacionadas ao uso das mesmas. Entre os principais resultados, podemos inferir também que a maioria das analogias encontradas no material analisado pode gerar obstáculos epistemológicos tanto do tipo animista como realista.
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