MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto
Analisando discursos presentes em websites para formação continuada de professores de química: o caso do interartivo!
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2005. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Isabel Gomes Odrigues Martins).
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Resumo |
Este estudo descreve a análise de um ambiente virtual para a formação continuada de professores de química, disponível na internet na forma de um website, desenvolvido pela divisão de ensino da sociedade brasileira de química. Considerando os websites como textos culturais que materializam discursos e se constituem por meio de diferentes modos semióticos tecidos em linguagem hipertextual, e a partir dos conceitos bakhtinianos de dialogismo e polifonia, analisamos o texto do website procurando caracterizar sua heterogeneidade discursiva. Inicialmente, descrevemos seus objetivos, recursos e ferramentas disponíveis bem como a estrutura de organização da informação, problematizando possibilidades de navegação, seleção de conteúdos e usabilidade da interface. em seguida, discutimos como o texto do website é atravessado por diferentes discursos, notadamente os discursos sobre ensino e aprendizagem em química, sobre formação de professores e sobre as novas tecnologias de informação e comunicação na educação. Nossos resultados revelam que o website possui um desenho que não explora o potencial dos sistemas hipermídia. Apresenta, no entanto, uma série de ferramentas de construção e de comunicação, fornecendo recursos para a prática docente e estimulando interações e troca de experiências entre licenciandos, professores de química e a comunidade acadêmica. Sua organização busca equilibrar as necessidades por processos de reflexão sobre/na ação pelos docentes, bem como suas necessidades por aprofundamento e atualização em conteúdos químicos. O texto traz discursos que se relacionam à valorização do papel do professor, ao resgate dos saberes docentes e à valorização da contribuição da pesquisa na área de educação química. Finalmente, discutimos implicações destes resultados para o desenvolvimento de ambientes virtuais para a formação continuada de professores de ciências.
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