Ambientes interativos e a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio

LARA, Jose Ivan Marques
Ambientes interativos e a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, 2008. 68p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nara Regina de Souza Basso, Regina Maria Rabello Borges).

Resumo Este trabalho de pesquisa tem por objetivo avaliar as contribuições de uma proposta de ensino para o conteúdo de soluções, na disciplina de Química, por meio de uma unidade de aprendizagem, feita com os alunos de uma turma de segundo ano do ensino médio em uma escola pública, levando em consideração visitas a ambientes interativos, como Museus, e atividades envolvendo provas do ENEM, disponíveis nos bancos de dados do INEP. No contexto da investigação, a unidade de aprendizagem foi construída considerando os princípios do educar pela pesquisa. As análises das respostas aos questionamentos deste trabalho de pesquisa foram feitas pelo método da Análise Textual Discursiva. Como resultados da pesquisa os alunos destacaram a participação, a criatividade, a liberdade de ação e a responsabilidade como sendo as principais contribuições da proposta de ensino, pois os alunos melhoraram seu desempenho não somente nas aulas de química, mas também em outras disciplinas.