TRINDADE, Laís dos Santos Pinto
Alquimia dos processos de ensino-aprendizagem em química: um itinerário interdisciplinar e transformação das matrizes pedagógicas
São Paulo/SP, Universidade Cidade de São Paulo, UNICD, 2004. 152p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ecleide Cunico Furlanetto).
|
Resumo |
Minha vivência profissional como professora de Química no curso de Formação de Professores de Química e no Ensino Médio colocou-me em contato com o desinteresse e o baixo aproveitamento dos alunos na disciplina de Química. Apesar de todas as modificações na própria ciência, seu estudo não passa de um conjunto de regras prontas e de verdades definitivas. Ao iniciar o mestrado, optei por realizar uma pesquisa que me possibilitasse repensar sobre os processos de ensino-aprendizagem dessa ciência. Essa investigação assumiu como objetivo principal contribuir com novos elementos para que professores e alunos pudessem encontrar sentido no seu estudo Decidi desenvolver uma pesquisa qualitativa, pautada nos referenciais teórico-metodológicos da Interdisciplinaridade. Ao resgatar o movimento da Química me deparei com os processos da Alquimia Ocidental. Suas principais fases para a elaboração da "Grande Obra" tornaram-se caminhos a serem percorridos, e me forneceram as metáforas que possibilitaram explicitar a trajetória realizada e as possíveis transformações nos processos de ensino-aprendizagem da Química. A abordagem interdisciplinar possibilitou-me compreender a sala de aula como um "vaso alquímico", ou seja, uma espaço que, transcendendo o domínio disciplinar, além de contéudos e experimentos, caiba também a experiência do encontro, a criatividade e as emoções. onde as verdades absolutas e os caminhos únicos puderam ceder lugar para a dúvida, para a descoberta, para a possibilidade de contruir novas maneiras de aprender e para uma nova forma de relação com esse conhecimento, embasada nas noções de complexidade e complementaridade, que aceite o afloramento de outras potencialidades resultantes de uma ação refletida e vivenciada, permitindo a cada estudante viver uma grande aventura: a de encontrar sua "pedra filosofal".
|