MARQUES, Luciana Pereira
Ações pedagógico-didáticas e formação de conceitos químicos em alunos da 1ª série do ensino médio da rede pública
Goiânia/GO, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás, 2002. 123p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Carlos Libâneo).
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Resumo |
O presente estudo investiga a formação de conceitos químicos por alunos da 1ª série do ensino médio, considerando-se o efeito, na consolidação de aprendizagens significativas, de um conjunto das ações pedagógico-didáticas desenvolvidas na sala de aula na orientação sócio-construtivista. Na realização da pesquisa foi utilizado o estudo de caso, através de observação participante, tendo sido feito o acompanhamento das atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação das aulas junto com a professora da classe, durante dois meses. Partiu-se da suposição de que a aprendizagem seria mais efetiva se ações pedagógico-didáticas sócio-construtivistas fossem propiciadas, tendo em vista a internalização de conceitos e o manejo e a utilização da linguagem química pelos alunos. A escolha do tema decorreu da constatação, a partir da experiência da pesquisadora e de pesquisas sobre ensino de Química, de dificuldades de alunos relacionadas com a internalização de conceitos químicos, compreensão e assimilação da linguagem química, aplicação de conceitos químicos em situações práticas. Os resultados da pesquisa reforçam a importância da intervenção do professor na mediação dos conteúdos químicos para os alunos na perspectiva sócio-construtivista, e alerta para a necessidade de domínio do conhecimento científico da disciplina pelo professor, como condição para levar em frente ações didáticas sócio-construtivistas. A análise dos dados de observação permitiu verificar que a internalização de conceitos deu-se de forma incompleta, sem apreensão de seu nível científico, predominando a linguagem cotidiana e a simplificação dos conceitos. As conclusões, portanto, levam a confirmar resultados de estudos existentes pelos quais a melhoria da qualidade das aprendizagens depende de investimentos na formação de professores, especialmente no que se refere à articulação entre ações metodológicas e conhecimento do conteúdo específico da disciplina ensinada.
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