Abordagem de interações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino de química na articulação com a literatura

OLIVEIRA, Daiane Quadros de
Abordagem de interações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino de química na articulação com a literatura
Florianópolis/RS, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2017. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fábio Peres Gonçalves).

Resumo Pretendemos com esse trabalho identificar a potencialidade de uma obra literária para a abordagem de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de química. Ademais, analisamos articulações entre a compreensão de leitura de Paulo Freire com pressupostos da educação CTS. Sobre estas articulações podemos destacar que a leitura do mundo precede a leitura da palavra (FREIRE, 2006a), isto é, nós constituímos a nossa leitura do mundo desde que começamos a interagir com as pessoas que nos cercam, com o meio em que vivemos e com os objetos. Assim, também constituímos nossa leitura sobre ciência e tecnologia. A sociedade contemporânea é envolta por mitos relacionados à ciência e à tecnologia que acabam por estarem presentes nas leituras de mundo dos indivíduos. A consequência disso é que como a leitura do mundo precede a leitura da palavra, muitas vezes o ato de ler, pode endossar esses mitos. Por esse motivo é que a leitura deve ser realizada de modo que esses mitos sejam desvelados e a consciência crítica comece aflorar. A obra literária investigada foi Usina do autor brasileiro José Lins do Rego. Os trechos do livro foram submetidos aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Foram organizadas quatro categorias de análises. Tais categorias referem-se à perspectiva salvacionista da ciência e sua contradição, tecnocracia, determinismo tecnológico e a relação entre cultura e tecnologia. Entre os resultados da pesquisa podemos destacar que o livro Usina contém trechos que possibilitam problematizar os mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo com o desvelamento da realidade e a leitura dela. Pontualmente podemos destacar o potencial da obra para: favorecer o questionamento em relação ao otimismo e ao pessimismo relacionados ao desenvolvimento tecnológico; por em xeque visões fatalistas de que o curso da história é alterado pelo curso da tecnologia, o que reforça o determinismo tecnológico; colaborar em debates a respeito da tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos, unicamente por especialistas, de modo a minimizar a atuação dos cidadãos; e por fim para discutir os impactos do desenvolvimento científico e tecnológico sobre a cultura ? antecipando-se que a ciência e a tecnologia por si só se constituem como cultura ?, de maneira a ressaltar que uma nova tecnologia em um meio social pode implicar alterações em determinada cultura ou ainda na personalidade dos sujeitos pertencentes a tal cultura. Com base na análise da obra Usina podemos apontar algumas considerações a respeito da potencialidade do livro, como os conteúdos que podem ser trabalhados por meio deste e sugestões de como abordar esses conteúdos na perspectiva da leitura progressista defendida neste trabalho. Por exemplo, destaca-se a possibilidade de abordá-lo na perspectiva de um tema social ou como um tema dobradiça, de acordo com o exposto por Paulo Freire. Nisso se sinaliza a importância de se desenvolver um processo de leitura coerente com os pressupostos da educação progressista defendida.
Nível EM
URL https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179900