ABORDAGEM CONTEXTUAL NO CAPÍTULO DE SOLUÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PNDL/2012

LEITE, Maycon Batista
ABORDAGEM CONTEXTUAL NO CAPÍTULO DE SOLUÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PNDL/2012
Goiás/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares).

Resumo Nosso trabalho teve como objetivo central analisar os livros didáticos (LD) de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD/2012), buscando identificar quais os diferentes aspectos das concepções de Contextualização estão presentes nesses livros, especificamente no capítulo de Soluções. A escolha desse conceito se deve à dificuldade que os estudantes apresentam, em especial, no estudo desse capítulo e, fundamentalmente, pelo fato da contextualização ter sido proposta no currículo escolar, por meio dos documentos oficiais e por pesquisadores em Educação Química, com o propósito de promover um Ensino de Química que envolve também os aspectos sociais, políticos, econômicos, ambientais e culturais, e não somente aspectos científicos. Assim, os dados obtidos a partir das leituras e releituras desse capítulo, possibilitou a formação de quatro categorias de análise: contextualização como exemplificação e ilustração; contextualização como descrição científica e formação de conceitos; contextualização como entendimento crítico das relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); e contextualização como perspectiva da transformação da realidade social. A análise do LD justifica-se pelo fato de que este é um material instrucional muito utilizado no sistema de ensino brasileiro, somando-se ao fato de que o Governo Federal vem intensificando os programas de distribuição de LD para todas as escolas públicas do país. Trata-se de uma análise documental com um cunho qualitativo e os dados obtidos foram avaliados usando-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que os autores dos LD analisados reconhecem a contextualização como elemento central para a formação da cidadania, porém três dos cinco LD analisados apresentam uma visão reducionista do conceito de contextualização. Ressaltamos nesta pesquisa a necessidade da continuidade e consolidação das pesquisas que envolvem a análise dos livros didáticos de Química.