A visão de profissionais de educação sobre o funcionamento do trabalho laboratorial em nível fundamental (5ª a 8ª séries)

PEREIRA, Carlos Alberto
A visão de profissionais de educação sobre o funcionamento do trabalho laboratorial em nível fundamental (5ª a 8ª séries)
Bauru/SP, Universidade Estudal Paulista "Julio de Mesquita Filho", UNESP, 2004. 206p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Aguinaldo Robinson de Souza).

Resumo O objetivo de investigação deste estudo foi entender a visão dos profissionais da educação sobre o funcionamento do Trabalho Laboratorial no Ensino Fundamental (5a a 8a séries). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdos. Para isto foram entrevistados Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores de Ciências em seis unidades escolares estaduais do Ensino Fundamental das cidades periféricas da Diretoria Regional de Ensino de Araraquara (SP). Houve necessidade também de entrevistar profissionais que oferecem apoio externo às unidades escolares como o Assistente Técnico Pedagógico de Ciências da Oficina Pedagógica, um funcionário do Centro de Ciências de Araraquara e um Professor Universitário do Instituto de Química de Araraquara. As visões obtidas destes profissionais foram centradas na reconstrução dos diálogos das entrevistas de áudio relacionadas com os fatores que norteiam a prática docente e os fatores externos onde os professores de Ciências buscam apoio pedagógico para o Trabalho Laboratorial. Todos os dados foram selecionados, sistematizados e confrontados com a bibliografia gerando interpretações e análises apresentadas na unidade ?Identificando os Resultados? e ?Considerações Finais?. Algumas destas considerações apontam para um redimensionamento do papel do Trabalho Laboratorial no Ensino de Ciências e indicam que a maioria dos profissionais entrevistados não tem claro como o trabalho de laboratório deve ser explorado na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental e não consegue superar as dificuldades de funcionamento que o trabalho laboratorial exige dentro da rotina da unidade escolar.