A VALORIZAÇÃO DAS PERGUNTAS POR PROFESSORES EM AULAS DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS

SPECHT, Cristiano Centeno
A VALORIZAÇÃO DAS PERGUNTAS POR PROFESSORES EM AULAS DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
Porto Alegre/RS, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, PUCRS, 2017. 123p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS).

Resumo Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação realizada sobre as perguntas de professores e estudantes presentes em aulas de Química. Buscou responder à seguinte questão de pesquisa: De que modo as perguntas são valorizadas por professores e a que condutas docentes elas levam em aulas de Química em escolas de uma cidade interior do Rio Grande do Sul? Para a investigação, foram coletadas 1.178 perguntas obtidas da observação de 40 aulas de Química, de quatro professores e 455 estudantes, em 18 turmas de ensino médio de escolas públicas e privadas da região da Costa Doce do Estado do Rio Grande do Sul. As perguntas foram analisadas sob o enfoque de sua demanda e de seu perfil, tendo sido classificadas e analisadas de acordo com Roca, Márquez e Sanmartí (2013). Ainda foram classificadas as perguntas conforme o conteúdo na perspectiva de Coll et al (1998). A conduta dos professores diante as perguntas nas aulas de química foram tratadas por meio da Análise Textual Discusiva – ATD, emergindo cinco categorias de análise. Também foram analisadas as perguntas na perspectiva da gestão da sala de aula, emergindo nove categorias que foram analisadas. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores participantes da pesquisa, sendo, neste caso, produzidas categorias “a priori”. Os resultados das entrevistas reforçam o resultado das outras análises, que permite observar que a maioria das perguntas provém dos professores, o que remete a um ensino transmissivo e reprodutivo, muito comum nos livros didáticos. Possibilita concluir também que as perguntas de estudantes e professores são, em sua maioria, de perfil informativo, pois é muito pequeno o número de perguntas manifestas nas aulas observadas com potencial para investigação, o que caracteriza um modelo didático em que prevalece a transmissão do conhecimento aos estudantes.
Nível EM
URL http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7528