ZULIANI, Silvia regina Quijadas Aro
A Utilização da Metodologia Investigativa na Aprendizagem de Química Experimental
Bauru/SP, Universidade Estudal Paulista "Julio de Mesquita Filho", UNESP, 2000. 289p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antonio Carlos Dias Ângelo).
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Resumo |
O uso da experimentação e do laboratório didático no Ensino de Ciências tem sido objeto de exaustiva pesquisa. Vários pesquisadores vêm delineando propostas que têm contemplado a atividade do aluno. Dentre estas, o método investigativo tem mostrado eficácia na melhoria da qualidade das aulas experimentais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicabilidade do método investigativo em atividades experimentais no Ensino de Química. O método permite ao aluno assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem, e ao professor o papel de orientador e mediador do processo. Este trabalho foi desenvolvido com um grupo de alunos da disciplina Laboratório de Química Geral e Inorgânica, Licenciatura em Física, UNESP, campus de Bauru. Os alunos foram convidados a desenvolver projetos de pesquisa orientados, cujos temas abordavam assuntos envolvidos na química do cotidiano, com plena liberdade na escolha do tema, elaboração e desenvolvimento da atividade experimental. As linhas gerais norteadoras do trabalho estiveram divididas em três partes principais: elaboração do projeto de pesquisa, desenvolvimento experimental e redação e discussão do relatório final. Os dados da pesquisa foram colhidos durante a discussão dos projetos e relatórios desenvolvidos e utilizou-se para tanto, o recurso da gravação em áudio. Os resultados mostraram que a estratégia metodológica empregada proporcionou aos alunos um efetivo incremento na aprendizagem dos assuntos abordados nos projetos. À medida que passaram a perceber a própria capacidade, o trabalho foi desenvolvido com mais interesse e dedicação. Durante o desenvolvimento deste curso constatou-se uma utilização crescente de estratégias metacognitivas, pois os alunos se perceberam responsáveis pelo próprio desenvolvimento. Embora os estudantes não tenham demonstrado plena consciência de seu papel no processo de aprendizagem, as evidências mostraram que foram utilizadas estratégias metacognitivas capazes de facilitar seu desenvolvimento. É de fundamental importância que as estratégias de ensino procurem promover este reconhecimento e controle, pois se-tratam de ferramentas básicas para a promoção do crescimento cognitivo.
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