WOLLMANN, Ediane Machado
A TEMÁTICA ATMOSFERA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Santa Maria/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2013. 159p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mara Elisa Fortes Braibante).
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Resumo |
Este trabalho apresenta uma abordagem temática e diversas ações que foram desenvolvidas com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem em Química, bem como, contribuir para a formação cidadã dos estudantes do ensino médio. Por meio da temática Atmosfera foram desenvolvidas metodologias de ensino, assim como atividades, que permitiram a compreensão dos conteúdos de Química de maneira mais contextualizada. Esta pesquisa foi aplicada com uma turma da 2 série do ensino médio de uma escola da rede pública, localizada no município de Restinga Sêca, região central do estado do Rio Grande do Sul RS. Antes das ações serem desenvolvidas no ambiente escolar, foram analisadas três coleções de livros didáticos de Química (LD), sendo estas escolhidas por serem aprovadas no PNLD 2012, e as mais utilizadas pelos professores da escola onde ocorreu o estudo. Os resultados obtidos indicaram que todos os LD apresentaram tópicos, conteúdos e exercícios relacionados ao tema Atmosfera, diferindo entre eles, na maneira da abordagem. Já no âmbito escolar, na primeira intervenção, foi aplicado um Questionário inicial que permitiu detectarmos as percepções dos alunos com relação à disciplina de Química, bem como seus conhecimentos prévios com relação ao tema Atmosfera. Este instrumento de análise serviu como base para a elaboração das oficinas temáticas, permitindo a delimitação dos tópicos e conteúdos que seriam abordados. A partir disso, desenvolvemos duas oficinas temáticas, com caráter ambiental, Energia versus poluição atmosférica e Energia versus poluição hidrosférica, baseadas na Metodologia problematizadora Arco de Charlez Maguerez. Os dados dessa pesquisa foram coletados através de questionários, produções textuais, elaboração de cartazes, elaboração de folders, exercícios, elaboração de relatórios e diário da pesquisadora, sendo estes analisados conforme a Análise Textual Discursiva. Através dos resultados encontrados nesta pesquisa é possível concluir que o Ensino de Química foi favorecido pela abordagem temática e pelas metodologias utilizadas nas intervenções, pois estas ações auxiliaram na associação de conceitos químicos ao dia a dia dos estudantes, motivando-os a aprender.
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