BARBOSA, Ana Paula de Lima
A ressignificação da educação a distância no ensino superior do Brasil e a formação de professores de ciências e matemática
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2010. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Faljoni Alario).
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Resumo |
Este trabalho propõe a análise de dados e de discursos presentes em documentos oficiais e não oficiais, na tentativa de mostrar a ressignificação da educação a distância para o Ensino Superior, principalmente para a formação de professores. Ademais, estudamos tanto o discurso quanto os métodos adotados pelo governo que buscam estimular a procura pelas licenciaturas, a fim de diminuir a carência de professores, sobretudo em escolas públicas nas áreas de Ciências e Matemática do ensino médio. A metodologia adotada foi a análise do discurso, baseando- se nos trabalhos de Michel Foucault. A análise partiu da delimitação de enunciados que evidenciam o discurso sobre a formação de professores de Ciências e Matemática, mostrando como esse discurso está atrelado à educação a distância e ao contexto da educação no país e no mundo. Essa delimitação tomou como base formações discursivas, considerando seu sentido dentro daquela construção textual, diante do contexto histórico no qual está inserido e quais as relações de poder que se estabelecem no texto. Além disso, fez-se uma pesquisa sobre a difusão da educação a distância. Por meio do banco de dados disponibilizado pelo site da Secretaria de Educação a Distância (Seed), foi feito um levantamento das licenciaturas em Biologia, Física, Química e Matemática em todas as universidades federais e estaduais do país que possuem credenciamento para polos de educação a distância, na tentativa de relacionar os incentivos do governo e seus reflexos na área da educação, desde a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 2005.
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