RUBEGA, Cristina Cimarelli Caballero
A Reforma da Educação Profissional de nível médio e a formação do técnico em química: retrospectivas e perspectivas de uma profissão
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2000. Tese de Doutorado. (Orientador: Décio Pacheco).
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Resumo |
Esta tese pretende contribuir com a discussão sobre a Educação Profissional de nível médio e a relação dialética educação-trabalho. A temática deste estudo se origina na dicotonomia criada pelas modificações introduzidas nesse sistema educacional por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, regulamentadas pelo Decreto Lei nº 2.208/97, que separou a Educação Básica da Educação Profissional. O trabalho propõe a análise das perspectivas do homem trabalhador, tomando como referencial o Técnico em Química, perante uma ordem social e um mercado de trabalho em constante mutação, que desqualifica o saber, o fazer e o ser desse trabalhor, em face às mudanças provocadas pela polarização criada pelo governo, entre a educação básica e a preparação para o trabalho. O estudo teve como referencial a retrospectiva da evolução sócio-histórica do Técnico em Química e da sua praxis produtiva, à luz da leitura dos documentos oficiais que determinaram as novas diretrizes da Educação Técnica e da análise das entrevistas junto aos setor produtivo, sindicato da classe, conselho regional da categoria, professores, ex-alunos e alunos da escola técnica tomada como referência para a formação de Técnicos em Química. As conclusões levantadas apontam para o fato de que uma concepção de educação técnica que não possibilite a formação dos ser do homem trabalhador para que este se perceba como elemento da contradição e sujeito da ação política transformadora, corresponderá a uma visão ideológica e imediatista de formação profissional, que continuará mantendo a escola técnica como reprodutora das relações sociais determinadas pelas classes dominantes a apêndice do sistema empresarial.
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