A REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES MÚTUAS ENTRE SEMINÁRIO INTEGRADO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

CRUZ, JANICE DE FATIMA PREUSS DA
A REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES MÚTUAS ENTRE SEMINÁRIO INTEGRADO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ijuí/RS, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ, 2017. 171p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF).

Resumo Esta pesquisa aborda a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico (EMP), implantada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, à Rede Pública Estadual, no período de 2011 a 2014. Trata-se de uma reestruturação curricular que tematiza significativa e pioneira mudança no EM. A proposta teve como primazia a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento, a relação teoria e prática, o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como um princípio pedagógico. Para efetivar estes princípios, no espaço real de sala de aula, foi constituído um espaço formativo denominado Seminário Integrado (SI). Considerando a relevância do tema, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar as contribuições e desafios de um processo formativo que buscou articular a pesquisa realizada no SI com os conteúdos específicos disciplinares. A investigação foi realizada no contexto de uma escola pública da Educação Básica do município de São Luiz Gonzaga, região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS) vinculada a 32ª CRE. A pesquisa envolveu estudantes do EMP com ênfase nas aulas de uma turma de 3º ano do EMP (diurno). A investigação é de natureza qualitativa com características de um Estudo de Caso, conforme proposto por Bogdan & Biklen (1994), Lüdke & André (1986). Discute-se como se estabeleceu o SI na escola e como foram trabalhadas as pesquisas escolares, com base nas vivências da autora dentro deste educandário, nos referenciais da e sobre a proposta SEDUC/RS e no referencial histórico-cultural. A pesquisa foi realizada a luz das contribuições de teóricos como Azevedo e Reis, (2013, 2014); Lopes e Macedo (2011); Maldaner (2000); Freire (1993, 1996, 2005); Vigotski (2007, 2008); Boff (2011); Zanon e Boff, (2014); Demo (2007); Santomé (1998); Fazenda (1993, 2002, 2005); dentre outros autores. Os instrumentos de produção de dados foram Diários de Bordo, atividades experimentais, realização de visitas orientadas na disciplina de Química e nas aulas de SI, as quais ocorrem de forma ativa e reflexiva. Os dados produzidos foram analisados sob o viés da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2013). Da análise dos Diários de Bordo identificou-se a priori três categorias: I) A prática da pesquisa escolar no contexto do SI; II) Trabalho Interdisciplinar; III) Processo da escrita dos alunos em Diários de Bordo. A pesquisa no cenário do EMP caracteriza-se como uma concepção de ensino significativa na forma de ensinar e aprender, potencializada pelas investigações realizadas no espaço do SI. As atividades orientadas no decorrer do desenvolvimento do SI qualificaram o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, em especial em relação ao estudo de química. O SI propiciou não só integrar componentes curriculares, mas também possibilitar a criação de espaços e vivências que permitam aos sujeitos aprendentes a expressão de seus saberes e o desenvolvimento de suas identidades socioculturais, bem como um ensino integrado, interdisciplinar e contextualizado.
Nível EM
URL http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6131