A química orgânica no ensino médio através da análise do livro didático após os PCNEM

SOUTO, Sônia Maria Guedes do
A química orgânica no ensino médio através da análise do livro didático após os PCNEM
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2005. 117p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Bayardo Baptista Torres).

Resumo Este estudo tem como principal objetivo verificar em que medida os princípios estruturadores das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, como a contextualização e a interdisciplinaridade, estão presentes nos livros didáticos de Química e. também como podem contribuir para que o ensino de Química se torne mais significativo e voltado para a realidade do aluno. A fim de que essas questões sejam respondidas, o caminho escolhido foi a realização de uma análise documental de livros didáticos que indicam estarem de acordo com as propostas atuais. Para tanto, os assuntos escolhidos para análise referem-se à Química Orgânica, pois são substâncias presentes no dia a dia do cidadão comum, e que normalmente são tratados em livros didáticos priorizando a memorização de regras para a nomenclatura. Os livros selecionados para a análise foram classificados como tradicionais ou alternativose, posteriormente à análise foi realizada uma comparação entre os mesmos. Os critérios para análise foram construídos de acordo com as indicações presentes em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais, sendo, portanto, o referencial para análise supondo que esses documentos indicam como deve se realizar o ensino para se atingir uma aprendizagem significativa. Os resultados obtidos revelam que, apesar de se encontrar várias exemplificações de substâncias utilizadas no cotidiano, nem sempre são abordados dentro de um contexto, porém os livros didáticos alternativos apresentam maior preocupação em passar uma visão interdisciplinar dentro de um contexto relevante para a realidade do aluno.