OLIVEIRA, Ana Maria Cardoso de
A Química no ensino médio e a contextualização: A fabricação de sabão como tema gerador de ensino aprendizagem
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2005. 119p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Robson Fernandes de Farias).
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Resumo |
O conhecimento químico é fundamental à compreensão de processos físicos e químicos que nos cercam por uma vida com qualidade, promover e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Porém, a formação de um pensamento químico fruto de uma aprendizagem significativa, tem sido um desafio para educadores em química de todo o país. Estudos apontam para a contextualização dos conteúdos químicos como recurso para promover uma inter-relação entre conhecimaentos escolares e fatos/situações presentes no cotidiano dos alunos, imprimindo significado aos conteúdos escolares, fazendo com que os alunos aprendam de forma significativa. Nessa pesperctiva, esta pesquisa foi realizada no sentido de contribuir com o ensino de química e com o objetivo geral de propor um material didáticao que apresentasse uma forma contextualizada de trabalhar alguns conceitos e conteúdos fundamentais da Química, tendo como tema gerador de ensino aprendizagem e fabaricação dos sabões e detergentes. Com o fim de respaldar e justificar a escolha do enfoque contextualização e a elaboração do matrial didático realizou-se uma pesquisa sobre o Ensino de Química na rede publica e a relação deste com os contextos inerentes à realidade dos alunos. Constatou-se que o Ensino de Química atual na rede púplica é tradicional e descontextualizado. Os resultados desta pesquisa acenam para a necessidade de mudanças na forma como devem ser ensinados os conteúdos químicos. a segunda parte da pesquisa consistiu justamente na elaboração da /unidade Didática de Ensino, com o fim de promover a aprendizagem significativa de conhecimentos químicos a partir do tema fabricação de sabão e detergentes. Verificou-se que o trabalho atingiu aos objetivos propostos. Uma avaliação Qualitativa mostrou que os alunos tornaram-se mais participativos e interessados em estudar Química dessa fomra. Relatos e depoimentos dos alunos também demonstraram que houve uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados e que os alunos são capazes de transferi-los para a compreensão de situações reais. E uma avaliação quantitativa do material revelou que 87,09% dos alunos atingiram notas iguais ou superiores a média necessária à aprovação. Espera-se que tenhamos contribuído para a melhoria do Ensino de Química, e que esse seja apenas um começo de uma grande jornada.
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